05 / 06

A edição nº 05 da revista Planador (que mudou de nome abolindo o artigo), era dedicada ao verão. Na sua capa, aspectos de Tramandaí (SAT) e do centro da Capital das Praias. Outra chamada de capa foi sobre o problema dos táxis que, naquele tempo, não tinham área delimitada para estacionar. 
A manifestação folclórica dos maçambiques (ou moçambiques), cultuado por descendentes de escravos, é destacada em artigo escrito pelo próprio editor José Vilmar Souza, o May.  Pelas ruas empoeiradas da cidade, negros vestidos de branco, desfilam de pés descalços, dançando em homenagem à Raínha Ginga e ao Rei Congo. As pedras cortantes do calçamento irregular não impedem a devoção de um povo que  avança em marcha firme cantando com emoção: "ô nosso Rei Congo, pisa devagá/ que a nossa Rainha não pode avoá".

Sociais

OAB


TÁXIS E MOÇAMBIQUES










Edição nº 06 - março de 1976


A edição nº 06, de abril de 1976, destacou a presença do Governador do Estado, Sinval Guazzelli, em Osório, na inauguração da sede do 8º Batalhão da Brigada Militar.
Na página de esportes, o destaque coube ao Sulbrasileiro e às atividades esportivas no município, especialmente a nomeação de Cláudio Pereira para o cargo de delegado titular da Federação Gaúcha dos Esportes.  O CMD comunicava a reativação da equipe de futebol de salão do Município  apartir do mês de maio.
Ainda na edição a posse de Afonso Aguiar na gerência da CEEE e uma entrevista com o professor Luiz Alberto Marques, o Betinho, que narrou as experiências  de uma viagem de 55 dias feita pelo México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Peru, Chile e Argentina, acompanhado das professoras Tânia Marques e Leda Famer.

ESPORTES



SOCIAIS



GOVERNADOR INAUGURA 8º BPM